Segundo projeção feita e divulgada pelo Jornal O Globo, os candidatos à presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) são aqueles que tem maior tempo de TV para as eleições de 2022. A questão teve pouca importância em 2018, porém em 2022 os candidatos acreditam que será um diferencial na campanha.
Com nove partidos em sua coligação, o ex-presidente Lula (PT) terá o maior tempo entre os candidatos ao Palácio do Planalto, com 3 minutos e 23 segundos em cada bloco de propaganda, o equivalente a 27% dos 12 minutos e 30 segundos do horário eleitoral, que começa a ser exibido em 26 de agosto. Nesse momento Lula tem em média 15 milhões de seguidores nas redes sociais.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem o apoio de PP e Republicanos, terá 2 minutos e 45 segundos, o segundo maior tempo. Com 22% do total de propaganda na TV, o atual presidente é o que tem, proporcionalmente, o menor tempo entre os chefes do Executivo que tentaram a reeleição desde a redemocratização. O percentual fica distante dos registrados por Fernando Henrique (47%), em 1998, e Dilma Rousseff (45%), em 2014, mas se aproxima do tempo de TV de Lula na disputa pela reeleição em 2006 (29%). Bolsonaro tem o maior número de seguidores em redes socais com mais de 45 milhões.
Com PSDB, Cidadania e Podemos em sua coligação, Simone Tebet (MDB) soma 2 minutos e 25 segundos de tempo de TV. Já Soraya Thronicke, mesmo sem coligação, terá acesso a 2 minutos e 14 segundos, puxados pelo peso de seu partido, o União Brasil, na Câmara. Isso porque o número de deputados federais eleitos em 2018 é o principal fator para definir o tempo de cada candidato. Os demais candidatos terão pouquíssimo tempo de TV.
Foto: divulgação