sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.0895 Dólar 5.5686

SALÃO NOBRE DA REITORIA DA UFBA É RESTAURADO

Redação - 08/08/2022 09:42

Após um grande trabalho de restauração, o Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela, será entregue à comunidade acadêmica no próximo sábado (13), às 10 horas. A rebertura do local será marcada pela realização da cerimônia de encerramento da gestão do reitor João Carlos Sallaes (2014-22). O Salão passou por uma reformulação em que recebeu sistemas de climatização e sonorização modernizados, além de ter cadeiras, assoalhos e mobiliário recuperados.

Para que a reforma fosse colocada em prática, foi necessário um esforço multidisciplinar de pesquisadores, profissionais e estudantes da Superintendência de Infraestrutura, Faculdade de Arquitetura e das escolas de Belas Artes e Música.

Um grande desafio inicial do projeto de restauro foi entender a engenharia das poltronas do Salão Nobre. Apesar de serem industrializadas, o tempo de uso de aproximadamente 70 anos e a acentuada declividade da plateia, característica do salão, as moldaram e transformaram em unidades específicas. Outro grande problema do Salão Nobre era o sistema de ar condicionado, que há cerca de 20 anos não funcionava adequadamente. “Isso se tornou uma dificuldade para a realização de eventos.

Foto: Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.