sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

FILHOTE DE JUBARTE É ENCONTRADO MORTO EM BAIXIOS

Redação - 04/08/2022 17:42

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado na praia de Baixios, no município de Esplanada, a 150 km de Salvador. O animal foi avistado por um pescador e já estava boiando, morto, no mar, na quarta-feira (4).

Na manhã desta quinta, profissionais do Projeto Baleia Jubarte realizaram o processo de desencalhe da baleia, que tinha 4,15 metros e cerca de 1 tonelada. Esse foi o segundo encalhe de filhote de jubarte na temporada, que começa em junho e termina em novembro.

“Nós fomos contactados ontem por nativos de Baixios, mas só pudemos ir nesta manhã, porque a maré já estava enchendo e não teríamos acesso ao animal”, explica o médico Veterinário e coordenador do projeto em Salvador, Gustavo Rodamilans. A baleia morreu por afogamento, e já foi enterrada pela Prefeitura de Esplanada.

De acordo com o profissional, esses são animais que dependem muito da mãe, e, quando se afastam, podem vir a óbito por acidentes. “Nós fizemos o trabalho de medir o animal, descobrir o sexo e realizar a necrópsia, descobrindo dados importantes para o nosso trabalho”, explica.

A Bahia é o estado que tem maior concentração de baleia jubartes, e a população vem crescendo, após passar por um período de quase extinção, devido à caça. Hoje, depois de projetos de conservação, são 20 a 25 mil desses animais na costa do Brasil.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.