PROCEDIMENTO REFERÊNCIA NOS EUA É REALIZADO EM HOSPITAL DE SALVADOR

PROCEDIMENTO REFERÊNCIA NOS EUA É REALIZADO EM HOSPITAL DE SALVADOR

Diretor do maior centro de transplantes dos Estados Unidos, o Miami Transplant Institute (MTI), o cirurgião brasileiro Dr. Rodrigo Vianna, que veio a Salvador palestrar para o evento Hepatologia do Milênio (da Rede D’Or), realizou, na ocasião, uma cirurgia de alta complexidade com a equipe de urologia do Hospital Cárdio Pulmonar, composta por Dr. Lucas Batista, coordenador do Serviço de Urologia do Hospital, e Dr. Romeu Magno, urologista. Também participou do procedimento, o cirurgião oncológico robótico, Dr. Phillipe Abreu, com ampla experiência internacional em tratamento de tumores.

A retirada do tumor renal foi feita em um paciente de 59 anos, que apresentava uma série de complicações decorrentes da doença, conforme explica o urologista Dr. Lucas Batista. “Apesar de não apresentar metástase, o tumor mostrou-se bastante complexo devido a um conjunto de fatores, como o tamanho (15cm) e a presença de trombo tumoral na veia renal e veia cava, migrando até o fígado. Nestas condições, havia um grande risco de rompimento do trombo o que causaria trombo tumoral para o coração. Unindo as experiências de altíssimo nível em cirurgia oncológica, alcançamos os melhores resultados”, detalha o especialista. A cirurgia durou 2h30 minutos, com excelente resposta do paciente ao pós-operatório, recebendo alta com três dias.

Radicado nos EUA há 20 anos, Dr. Rodrigo Vianna é referência em cirurgias de ultracomplexidade e também é responsável por inovação nas técnicas cirúrgicas de transplantes que geram uma redução de 50% no tempo de realização da cirurgia. “O médico, parceiro da Rede D’Or já há algum tempo, costuma vir ao Brasil a convite do Grupo para participar de eventos e compartilhar experiências. Ao estar em Salvador para mais uma dessas oportunidades, tivemos a honra de contar com sua presença na cirurgia”, destaca Dr. Eduardo Darzé, diretor geral do Hospital Cárdio Pulmonar.