O presidente da OAB Nacional, o Dr. Beto Simonetti, deu posse na tarde desta terça-feira (2) aos membros da Comissão Especial de Direito Eleitoral. O evento ocorreu no Pleno do Conselho Federal da OAB, em Brasília (DF). Ele assinalou a importância histórica da comissão na trajetória da OAB e da democracia brasileira e afirmou que o grupo terá importância, sobretudo, neste ano eleitoral. Um dos empossados como membro consultor foi o baiano e advogado eleitoralista Thiago Bianchi.
“É uma felicidade, pois pela primeira vez um advogado de Camaçari integra esta Comissão Nacional Especial de Direito Eleitoral. E, portanto, é um motivo de muito orgulho representar minha cidade e a Bahia. Na condição de advogado eleitoralista, esta distinção aponta que fazemos um trabalho correto em prol do caminho que escolhemos na seara do Direito”, avaliou Bianchi.
Já Beto Simonetti ressaltou a importância da comissão, “com a inteligência que cada um de seus membros emprestam à advocacia e ao Brasil para que possamos juntos elaborar um projeto e estratégias para o processo eleitoral que se avizinha”. Ele destacou os 92 anos de história da OAB na defesa do Estado Democrático de Direito, realizado de maneira apartidária. “Que possamos nos preocupar com a efetividade e soberania do voto da população brasileira. Que possamos atravessar todo esse processo defendendo sobretudo o Brasil e assim acompanhar a posse do próximo presidente eleito, quem quer que seja, e de todos os governadores, senadores e demais eleitos”, acrescentou o presidente da OAB.
O presidente da comissão, o também baiano Sidney Sá das Neves, agradeceu à confiança nele depositada pela diretoria do Conselho Federal. “Vamos levar subsídios para que o Conselho Federal tenha sempre à sua disposição elementos técnicos, amplamente debatidos, de forma abrangente e qualificada, e tome suas decisões a partir das consultas que nos fizer. Essa comissão não se furtará em nenhum momento em atender aos chamados da diretoria e do Sistema OAB. Agradeço ao presidente Simonetti pela confiança”, afirmou Neves.
Reunião
Durante a reunião, foi debatida a campanha de combate à violência política de gênero, que será lançada no dia 9 de agosto. Segundo o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, a iniciativa une o grupo à Comissão Nacional da Mulher Advogada para combater as diferentes formas de violência contra as mulheres engajadas na política, como eleitoras, candidatas ou mandatárias de cargo eletivo. Abordará a violência física, violência de silenciamento e as ofensas que são perpetradas contra a mulher por sua condição. “Faremos um trabalho intenso para combater todas essas formas de violência”, resumiu Neves.
Fonte- OAB