O secretário de Saúde de Salvador, Décio Martins, informou que, quando o Ministério da Saúde der início a vacinação contra a doença, Salvador será uma das primeiras cidades a aplicar as doses.
“É óbvio que se chegar a vacina, nós seremos os primeiros a vacinar, somos os precursores aqui no Brasil e uns dos que mais se destacaram na vacinação contra a covid-19. Há notícias de que o Ministério da Saúde, que é o líder do Plano Nacional de Imunização, negocia com a OMS sobre a eventual compra de vacinas, assim, aguardamos orientação”, apontou. Ainda segundo o secretário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda orientação do Ministério da Saúde para eventualmente vacinar o público indicado.
Sobre o plano para controlar a disseminação da varíola dos macacos citado por Bruno Reis, o secretário afirmou que toda a equipe de saúde da prefeitura se reuniu para definição dos protocolos em Salvador, principalmente para definir os locais de atendimento aos cidadãos que possam estar contaminados com a doença. “Todas as nossas unidades estão plenamente preparadas para receber esses pacientes que possam estar com sintomas, mas vamos definir o local de atendimento específico para essas pessoas, seja na atenção básica ou especializada”, disse o secretário.