segunda, 07 de abril de 2025
Euro 6.45578 Dólar 5.8688

CERCA DE 200 ESCADAS SERÃO REFORMADAS ATÉ O FINAL DO ANO EM SALVADOR

Redação - 28/07/2022 14:43

Quando o comerciante Francisco Oliveira foi morar na Travessa 5 de novembro, no bairro do Pau Miúdo, não existia calçamento no local, era tudo de barro. Lá se vão 45 anos. Nesse período, ele mesmo comprou o cimento e calçou a parte de cima da ladeira para facilitar o acesso à casa onde ele morava com a família. Nesta quinta-feira (28), aos 82 anos e aposentado, seu Francisco acompanhou da janela a entrega da nova escadaria.

A prefeitura lançou um programa para requalificar as escadas da cidade, e começou pela Travessa 5 de novembro. A escada, antes improvisada, deu lugar a uma estrutura com acabamento, corrimão e drenagem, fazendo a ligação entre a bairro e a Avenida Barros Reis. Seu Francisco acompanhou a construção desde o início.

“Fiquei contente com a reforma, porque é o retorno dos nossos impostos. Quando eu vim morar aqui precisei fazer as melhoras com o dinheiro do meu bolso, comprei o material e dei o concreto na parte de cima para melhorar a situação, porque era barro e escorregava. Eles [prefeitura] estão fazendo um bom trabalho, só faltou pintar, mas eu gostei”, afirmou.

Os moradores contaram que a obra de requalificação durou cerca de 30 dias. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) esteve no bairro e conversou com as pessoas que usam a estrutura. Ele contou que o programa Degrau no Grau vai requalificar cerca de 200 escadas até o final do ano, e assinou a ordem de serviço para a reforma dos primeiros 84 equipamentos. O investimento será de R$ 7,2 milhões, nessa primeira etapa, e de R$ 30 milhões no total. Os recursos são do Município.

“Os equipamentos levam, no máximo, 60 dias para ficarem prontos. São escadas drenantes que não permitem que a água e a sujeira invadam a casa das pessoas. Este trabalho traz segurança para as famílias, conforto e acessibilidade para idosos e crianças, trazendo impacto direto na vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis destacou que Salvador tem uma topografia repleta de vales e morros, e que o objetivo da ação é facilitar a acessibilidade e melhorar a mobilidade dos moradores nas áreas de relevo irregular. Durante a inauguração, a população estava usando o equipamento e idosos destacaram a importância do corrimão. “Antes, não tinha. É importante, principalmente em dias de chuva”, contou uma mulher que já chegava ao final do trajeto.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.