O pré-candidato do União Brasil à Presidência da República, Luciano Bivar, estuda retirar sua candidatura à presidente pelo União Brasil, para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno das eleições.
Desistindo, Bivar se candidataria a uma vaga na Câmara Federal e, segundo informações do jornal Valor Econômico, estaria em negociações com o PT para que, em caso de vitória de Lula, o partido o apoiasse para a presidência da Câmara.
O jornal afirma ainda que há rumores de que, em troca do apoio a Lula, o PT retiraria a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia, abrindo caminho para a eleição mais tranquila ainda do o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, atual secretário executivo do União Brasil.
O próprio jornal reconhece que em caso de desistência de Bivar, a hipótese mais provável é que o partido libere os diretórios no Estado e não apoie o ex-presidente Lula de maneira formal.
Bivar tem reunião decisiva amanhã em Pernambuco com o clã da família Coelho, liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), para decidir seu futuro político.
Parece improvável, no entanto, que o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apoiado pelo governador Rui Costa, adversário de ACM Neto, abra mão de sua candidatura. Veja a matéria do Valor Econômico aqui.