domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

UCSAL É VENDIDA A GRUPO DE BRASÍLIA, QUE JÁ TEVE DENÚNCIAS DE FRAUDES NO FIES

Redação - 27/07/2022 16:24 - Atualizado 28/07/2022

A Universidade Católica do Salvador (UCSAL), instituição mantida pela Arquidiocese de Salvador, foi vendida ao conglomerado do empresário Wellington Guimarães, que controla o grupo Brasília Educacional,  com duas dezenas de faculdades no Brasil, como a UniBrasilia,  e é ligado ao agronegócio.

A nova gestão, que já foi apresentada a equipe da universidade, será liderada pelo prof. Márcio Pereira Dias e terá como objetivo a recuperação da UCSAL, que possui uma dívida de R$ 200 milhões e corre risco de falência.

O empresário Wellington Guimarães e suas instituições têm frequentado o noticiário de desvios em programas governamentais.  Em 2021, na gestão de Milton Ribeiro no Ministério da Educação, exonerado por suspeita de corrupção, surgiram denúncias de que o grupo comandado por Wellington Guimarães seria um dos envolvidos em esquemas de fraudes no Fies (Financiamento Estudantil)  que poderiam  chegar a R$ 1 bilhão. Na época, das 22 mantenedoras identificadas nas fraudes, seis delas pertenciam ao grupo Brasília Educacional.  O empresário negou todas as acusações.

Apesar do caráter polêmico do empresário, a expectativa na UCSAL é que a nova gestão possa regularizar a situação da instituição.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.