segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8319

ILHEUS: SESAB INVESTIGA SUSPEITA DE VARÍOLA DOS MACACOS

Redação - 21/07/2022 16:56

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) investiga um caso suspeito de varíola dos macacos, em Ilhéus, no sul da Bahia. Até então, são três casos confirmados da doença no estado, todos em Salvador. A Sesab não informou se há mais casos suspeitos além desse e não deu mais informações sobre o paciente.

A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.

Na Bahia, até o dia 14 de julho, foram notificados 12 casos da varíola dos macacos, sendo dois confirmados, quatro suspeitos e seis descartados. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Bahia (Sesab), os casos tratam-se de indivíduos residentes em Salvador. Ambos apresentaram febre, adenomegalia, erupções cutâneas e cefaleia. O boletim da Sesab ainda não foi atualizado com o novo caso confirmado em Salvador.

Até o dia 13 de julho de 2022, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) havia comunicado a ocorrência de 644 casos notificados no país. Destes, 310 casos foram confirmados, 98 permanecem suspeitos e um provável, sendo 236 descartados.

Onde buscar atendimento em Salvador

– UPA Santo Antônio (Roma)
– UPA San Martin
– UPA Barris
– UPA Paripe
– UPA Periperi
– UPA Valéria
– UPA Brotas
– UPA Parque São Cristóvão
– UPA Pirajá/Santo Inácio
– UPA Itapuã
– PA Orlando Imbassahy (Bairro da Paz)
– PA Alfredo Bureau (Marback)
– PA Edson Teixeira (Pernambués)
– PA Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)
– PA São Marcos
– PA Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.