A nova pesquisa realizada pelo PoderData, publicada nesta quarta-feira (20), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 37% na simulação do primeiro turno. Realizado entre os dias 17 e 19 de julho, o levantamento trouxe detalhes das respostas dos entrevistados para aferir como cada candidato se sai em segmentos específicos do eleitorado.
O petista tem melhor desempenho entre mulheres (46%), jovens de 16 a 24 anos (52%) e em famílias que ganham até dois salários mínimos (50%). Já Bolsonaro pontua melhor entre homens (43%), eleitores de 45 a 59 anos (43%) e nas famílias com renda de dois a cinco salários (48%), e com cinco salários ou mais (47%).
A pesquisa traz ainda o desempenho de ambos levando em consideração a escolaridade do eleitorado, além da pontuação por região. No Sudeste, Lula e Bolsonaro repetem as pontuações da pesquisa geral: 43% do petista contra 37% do atual presidente. O chefe do Executivo supera Lula por larga margem na região Sul, com 48% a 28%. Lula, por sua vez, anotou o seu melhor desempenho na região Nordeste, onde aparece com 52% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro.
No Centro-Oeste os candidatos empatam tecnicamente, considerando-se a margem de erro regional de 6,9 pontos percentuais. Lula aparece com 36%, enquanto Bolsonaro marca 41%. No Norte, Bolsonaro aparece com 50% e Lula 44%. A margem de erro da região é de 6,4 pontos percentuais. Entre os eleitores com o fundamental, Lula marca 41% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro. Observando os entrevistados que possuem o ensino médio, é possível constatar que a distância cai para cinco pontos. O petista tem 44% contra 39% do presidente. Por fim, 41% dos eleitores que possuem ensino superior votariam no ex-presidente Lula. Na categoria, Jair Bolsonaro marcou 36%.
Foto: divulgação