segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5683 Dólar 5.1606

EUROPA LUTA CONTRA INCÊNDIOS EM SEMANA QUENTE

Redação - 18/07/2022 07:27

Vários países da Europa Ocidental enfrentam incêndios florestais devastadores, deflagrados por uma onda de calor que pode bater recordes de temperatura nos próximos dias. Segundo os cientistas, existe uma relação direta entre o fenômeno e as mudanças climáticas ao redor do planeta, já que as emissões de gases do efeito estufa aumentam sua intensidade, duração e frequência.

Na Espanha, cerca de 20 incêndios florestais ainda estavam ativos e fora de controle no último fim de semana em diferentes pontos do país, do sul ao norte. Na comunidade da Galiza, os incêndios destruíram cerca de 4.500 hectares durante a semana, segundo as autoridades. Na província de Málaga, os bombeiros conseguiram estabilizar um incêndio na serra de Mijas, que destruiu pelo menos 2 mil hectares, segundo autoridades locais. Além disso, as chamas forçaram cerca de 3 mil pessoas a deixarem suas casas. Cerca de 2 mil já conseguiram retornar.

A localidade de Don Benito, na província de Badajoz, registrou a temperatura mais alta do país até o momento: 43,4ºC. Em Torrejón de Ardoz, perto de Madri, um homem de 50 anos morreu neste domingo por conta do calor, enquanto fazia um passeio. Na véspera, um funcionário da limpeza de 60 anos havia morrido em Madri pela mesma razão, disseram autoridades locais.

O combate às chamas também matou vários integrantes dos serviços de emergência local. A baixa mais recente foi de um bombeiro, que morreu por queimaduras na noite de domingo na província de Zamora. O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, manifestou seu “pesar e carinho com a família e os colegas do brigadista” por meio de uma publicação em uma rede social. ( O Globo)

Foto: AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.