A nova rodada da pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (15), mostrou que o senador Otto Alencar (PSD) segue na dianteira das intenções de voto para o Senado na Bahia. No cenário estimulado, quando os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos pré-candidatos, o parlamentar foi escolhido por 32% dos eleitores baianos. O filho do vice-governador João Leão (PP), Cacá Leão (PP), aparece com 10% das intenções, enquanto a Doutora Raíssa Soares (PL), que estava na vice-liderança em outras pesquisas, obteve 6%.
Considerando a margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, Tâmara Azevedo (PSOL) aparece com 4% e empata tecnicamente com Raíssa. Ainda no cenário principal, os indecisos somaram 11%, enquanto os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar alcançou 31%. A pesquisa trouxe ainda o resultado das intenções de voto para o governo do estado. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lidera em todos os cenários e venceria a eleição no primeiro turno.
Ainda no levantamento realizado com as intenções de voto entre os eleitores baianos, o ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de mais de 40 pontos percentuais para o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. A sondagem ouviu 1.140 pessoas presencialmente entre os dias 9 e 12 de julho. O índice de confiança é de 95% e o custo foi de R$ 116.400,00. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BA-05185/2022.
Foto: Jane Araújo/ Agência Senado