Na próxima sexta-feira, 15 de julho, os Colégios Anchieta e São Paulo dão início a sua tradicional Jornada de Orientação Profissional – JOP. O evento reúne estudantes do ensino médio em diversas programações com objetivo de orientá-los na compreensão das relações próprias do mundo do trabalho e a alinhar suas escolhas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida. Ao longo dos próximos meses, os jovens serão aproximados de profissionais dos mais variados campos de atuação para diálogos a respeito da profissão, do mercado de trabalho e linhas de pesquisa.
Neste ano, a JOP contará com participações internacionais. Na sexta-feira, dia 15 de julho, os estudantes interessados terão uma palestra presencial com a representante da School of Visual Arts – SVA, de Nova Iorque, Estados Unidos. No sábado, 16, os estudantes poderão tirar dúvidas e conversar com representantes e recrutadores de outras instituições internacionais, como a Audencia Business School – França, Kent State University – EUA, Canada West University – Canada, IE University – Espanha e Nuovo Accademia di Belle Arti – Itália. Universidades nacionais também participam da programação, é o caso da UNIFTC, UNIJORGE, UNIFACS, UNIRUY, SENAI CIMATEC, SANTA CASA, entre outras.
Diretor Pedagógico das instituições, o professor João Bamberg observa que com o avanço da tecnologia, a facilidade de acesso a diferentes contextos acadêmicos e uma visão de mundo cada vez mais ampla, ingressar em uma universidade no exterior passou a ser o objeto de desejo de um número cada vez maior de alunos do ensino médio. Portanto, “essa aproximação com instituições nacionais e internacionais auxilia o estudante no processo de escolha do seu futuro acadêmico e profissional diante de um mundo de possibilidades. Acreditamos que a escolha de uma profissão requer informação, diálogo, planejamento e escuta. Ouvir o coração é também de fundamental importância.”, completa.
foto divulgação