A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), responsável pela casa Ruy Barbosa, formalizou a contratação do diretor artítisco Gringo Cardia para realizar o projeto de reconstrução de um novo museu. A iniciativa faz parte das homenagens ao centenário de morte do jurista. A assinatura do contrato representa o pontapé inicial para a reconstrução do museu, fechado para visitação desde 2011. Após a assinatura, Gringo Cardia foi até a Casa, onde pôde constatar a situação de abandono em que o imóvel se encontra. Pisos danificados, paredes descascadas e com infiltrações, além de fios descobertos e o cheiro de mofo, fazem com que seja difícil acreditar que um personagem histórico tão importante tenha vivido por lá.
Enquanto visitava o local, o diretor artístico e curador gaúcho fez diversos registros fotográficos do imóvel, que servirão para análise e estruturação do novo projeto para o museu. A missão do gaúcho Gringo Cardia é resgatar memórias de um homem que transtitou por diversas áreas do conhecimento e deixou um legado que merece ser revisitado nos dias atuais. Para isso, ele pretende criar um espaço atrativo especialmente para os jovens.
“A missão principal é fazer a conexão entre esse homem tão importante para o país inteiro e com a juventude do século XXI. Vamos mostrar o quanto Ruy Barbosa é importante para uma sociedade mais justa e fundamental para a história do país”, afirma. Para fazer com que esse público se interesse pelo equipamento histórico, a estratégia é utilizar a tecnologia, como Gringo Cardia fez na curadoria do Museu da Música, também no Centro Histórico da capital.
(Foto: Marina Silva/CORREIO)