terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.4939 Dólar 5.1195

SESAB ORIENTA APÓS 1º CASO DE VARÍOLA DO MACACO NA BAHIA

Redação - 13/07/2022 15:40

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou nesta quarta-feira (13) orientações sobre a varíola dos macacos, após a descoberta do primeiro caso da doença no estado. Outros dois estão sendo investigados.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador, apesar do cenário requerer cuidados preventivos, o momento não é alarmante, já que se trata de uma doença com baixa letalidade. Em todo mundo, ainda não houve registro de mortes.

Transmissão – A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas.

Sintomas – Os principais sintomas em quem pega a doença são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés. O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a treze dias. Já os sintomas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), duram de 16 a 21 dias.

Prevenção – Apesar de não haver tratamento específico ou vacina para a varíola do macaco, a OMS afirma que a vacina para a varíola humana mostrou ser 85% eficaz para prevenir casos da doença. Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação da SMS é que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.