sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EMPRESA QUE NEGOCIA SE INSTALAR NA BAHIA SUPERA A TESLA DE ELON MUSK

Redação - 05/07/2022 16:36

A BYD, companhia automotiva chinesa que analisa a possibilidade de se instalar na Bahia, no site da Ford em Camaçari, destronou a Tesla, de Elon Musk, e passou a ser a maior produtora mundial de veículos elétricos, em unidades vendidas, sinal do crescente domínio da China no setor.

Com sede em Shenzhen, a BYD, que conta com capital da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett,  vendeu 641 mil veículos nos primeiros seis meses do ano, avanço de mais de 300% em relação ao mesmo período de 2021, segundo documentação da empresa enviada às autoridades reguladoras. No mesmo período a Tesla vendeu 564 mil veículos.

Muitos dos modelos da BYD são veículos híbridos do tipo “plug-in”, que usam uma grande bateria além de um motor tradicional para viagens longas, mas que são contabilizados como veículos de “emissão zero” pelas normas chinesas.

Analistas afirmam que vão ser agressivos na internacionalização para assim ganhar mercados e é aí que entra a possibilidade da empresa vir para a Bahia.

As negociações estão avançadas e a empresa chinesa vê o local como vantajoso para iniciar a produção dos modelos eletrificados, tendo em vista a proximidade com o porto, bem como a boa capacidade técnica de profissionais da região, já que a Ford mantém um Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil na Bahia.

Porém, ainda há impasses na negociação, uma vez que os incentivos fiscais disponibilizados para montadoras instaladas no Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, não se aplicam mais a novas empresas, como é o caso da montadora chinesa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.