quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

PACHECO DIZ QUE CPI DO MEC SÓ VAI ACONTECER DEPOIS DE REUNIÃO COM LÍDERES

Redação - 30/06/2022 07:23

Uma reunião entre os líderes de bancada na câmara federal vai decidir sobre o futuro ou não da CPI que vai investigar o Ministério da Educação. Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG),  a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC) será decidida após ouvir a opinião dos líderes partidários. Uma reunião está marcada para a próxima terça-feira (5).

O requerimento de criação da CPI começou a receber assinaturas em abril, mas ganhou força nos últimos dias após prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro em operação da Polícia Federal (PF) que apura possíveis irregularidades na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. O ex-ministro foi solto no dia seguinte, mas as investigações continuam.

Nesta terça (28) parlamentares de oposição protocolaram o pedido de instalação da CPI destinada a investigar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no MEC. Para que uma CPI seja criada, o pedido de criação da comissão deve ser protocolado, e depois, lido, pelo presidente do Senado, em plenário. Após essa fase, os partidos indicam quais senadores vão compor a comissão e, então, o colegiado pode ser instalado.

Questionado se a leitura do requerimento será feita só após a reunião de líderes, Pacheco respondeu: “A intenção é essa. Tomarmos a decisão da Presidência em relação a todos os requerimentos pendentes de decisão, submeter aos líderes numa reunião de líderes específica para esse tema e na sequência do que for a decisão dos líderes, fazer a leitura de todos esses requerimentos no plenário”, disse o presidente do Senado.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.