sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ATRIZ GUTA STRESSER, FALA SOBRE DIAGNÓSTICO DE ESCLEROSE

Redação - 30/06/2022 13:43

Reconhecida também, pela inesquecível atuação como Bebel, na série ‘A Grande Família’, Guta relata como foi diagnosticada e como tem sido a rotina após descoberta da doença.

Guta Stresser, de 49 anos, começou a sentir que algo não ia bem, durante a participação do quadro ‘Dança dos Famosos’ em 2020, observando algumas dificuldades nos movimentos, decidiu então fazer alguns exames e investigar se tudo ia bem.
Foi então que após exames de ressonância magnética, o inesperado se confirmou, era esclerose.

Atingindo pessoas com idade entre 20 e 50 anos, a esclerose é uma doença inflamatória crônica, onde o sistema imunológico ataca os neurônios, danificando sua estrutura e funcionamento normal das células que tem atuação importantíssima para garantir o bom funcionamento do corpo humano. A falta de memória e atenção, coordenação motora, perda de força, sensibilidade e alterações visuais, são alguns dos sintomas.

Guta não se conformava com o resultado a cada desafio do ‘Dança dos Famosos’, não conseguia evoluir nas notas e logo ela, que sempre foi tão bem em decorar e atuar, agora, mal conseguia aprender as coreografias.

Apesar de não ter cura, a esclerose tem tratamento e, é no SUS (sistema único de saúde), que a Guta tem conseguido medicamentos.

“São remédios raros, difíceis de encontrar e caros. É super importante que as pessoas saibam que não é porque eu sou a Guta Stresser que eu consegui o remédio do SUS que é caríssimo. Não!”, desabafou.

A também atriz Cláudia Rodrigues, teve o mesmo diagnóstico em 2000, precisando se afastar das atuações para cuidar da saúde. Cláudia gravou um vídeo emocionante desejando força à colega de profissão.

“Oi Guta, tudo bem? Não! Tudo bem não está, não é? Essa doença é uma merda, ela vai acabando com a gente aos poucos. Você tem que ter fé. Tem que confiar em Deus, tem que ter muita fé mesmo, e lutar muito para fazer tudo que precisa ser feito”, desejou Cláudia Rodrigues.

 

Imagem: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.