quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

XP ABRE SUA PRÓPRIA FACULDADE COM GRADUAÇÃO GRATUITA

Redação - 28/06/2022 07:40 - Atualizado 28/06/2022

Mirando a escassez futura de profissionais de tecnologia, a XP decidiu lançar nesta segunda-feira (27) sua própria faculdade, com cinco cursos de graduação para formar estudantes imersos desde o início na cultura da empresa. São 400 vagas, para titulações em Sistemas de Informação, Ciência de Dados, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Defesa Cibernética. Diz a empresa que o investimento em ensino segue o conceito “employer university”, quando uma companhia se dedica não só a empregar como a formar profissionais ao estilo que necessita. No Brasil, uma das inspirações é a faculdade de medicina do Hospital Israelita Albert Einstein, inaugurada em 2016.

A XP, porém, promete que seus cursos de graduação serão gratuitos e em sistema de Ensino à Distância (EAD). A mensalidade de medicina no Einstein, por exemplo, passa dos R$ 9 mil. Segundo a empresa, o investimento para tanto é de R$ 100 milhões. O presidente da XP Educação, Paulo de Tarso, diz que a empresa mesclou técnicas de retenção e captação de talentos do grupo para formatar até mesmo o processo seletivo dos candidatos, para “pescar” os que forem aderentes à cultura corporativa. O vestibular será feito em quatro fases, em ordem quase inversa às provas tradicionais. A primeira será com perguntas abertas sobre experiências pessoais. A segunda, com realização de tarefas que testem a capacidade de aprendizado e adaptação ao ensino remoto.

Só na terceira fase é feito um processo de encaixe no perfil da XP. Por fim, é aplicado um teste de conhecimentos gerais, em que será possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. “Esperamos um processo seletivo muito concorrido, de 200 pessoas por vaga. Vai ser um golaço se o cara deixar de estudar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para vir com a gente”, diz Tarso, que é formado no ITA. “Estamos querendo fazer um negócio diferente mesmo. Altamente concorrido, muito conectado com o ecossistema da empresa e que os alunos acreditem no modelo”, diz. Metade das 400 vagas serão destinadas à diversidade. Na inscrição, o candidato pode escolher entrar na esteira de vagas afirmativas. Apesar dos métodos heterodoxos de seleção e condução dos cursos, Tarso afirma que o curso já tem certificações do Ministério da Educação (MEC) para existir, originários da aquisição de uma faculdade pelo grupo.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.