Após confirmação da chegada de Caio Paes de Andrade para o cargo de presidente da Petrobrás as ações da empresa acabaram com as sucessivas quedas e tiveram um dia de alta na bolsa brasileira. A chegada do executivo a três meses da eleição eleva a incerteza sobre os rumos da estatal. Ele conquistou uma cadeira no colegiado por oito votos a favor e dois contra.
O governo do presidente Jair Bolsonaro e lideranças do Congresso Nacional esperam que Paes de Andrade atue para evitar novos aumentos nos preços de combustíveis até as eleições, em outubro. O executivo, até então secretário de Desburocratização no Ministério da Economia, já ouviu pedidos no governo para avaliar se seria possível reduzir os valores cobrados por gasolina, diesel e óleo de cozinha.
No mercado financeiro, porém, as ações da Petrobras terminaram o dia em forte alta, de 6,75% para as ordinárias (com voto) influenciadas pelo aumento do preço do petróleo, pela queda dos papéis na semana anterior e pela avaliação de que a troca no comando encerra um capítulo da crise. Os argumentos usados para justificar essa mudança, que significaria deixar de lado a política de paridade de importação — adotada pela estatal desde o governo de Michel Temer— incluem a volatilidade do mercado por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia e a “função social” da empresa. (O Globo)
Foto: divulgação