quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

TEMPO DE ESPERA POR SAÚDE EM SALVADOR É DE CINCO HORAS

Redação - 22/06/2022 13:20 - Atualizado 22/06/2022

Em entrevista ao Jornal Correio o coordenador de Urgência e Emergência da capital, Ivan Paiva, explicou que os números da saúde da Bahia estão muito complicados, principalmente devido a alta demanda. Segundo Ivan o tempo de espera por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Salvador, é de 15 a 30 minutos, mas pacientes com problemas crônicos estão aguardando até 5h para conseguir uma vaga nos hospitais da capital. As 62 ambulâncias atendem cerca de 300 pacientes por dia, o que representa uma média de 12 casos por hora, e 60% são de pessoas com problemas clínicos. Uma nova base do Samu foi inaugurada nesta terça-feira (21), na Boca do Rio.

O mesmo após o número de casos de covid-19 ter diminuído, a demanda do Samu permanece a mesma. Outra coisa que não mudou é a demora para conseguir regulação. Em alguns casos, a espera pode chegar a 5 horas. Nesse período, o paciente está sendo assistido na ambulância, mas o veículo fica impossibilitado de atender novos chamados.

“A demora depende do perfil. Às vezes, um paciente de trauma, o Hospital Geral do Estado, o Hospital Municipal ou o Hospital do Subúrbio acolhem de uma forma mais rápida. Pacientes mais crônicos, com diabetes, que têm AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou infarto, às vezes, há uma dificuldade maior. Varia bastante, tem pacientes que demoram 30 minutos para serem acolhidos e outros que levam 4h ou 5h”, afirmou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.