A Comissão de Legislação Participativa da Câmara aprovou uma emenda orçamentária para destinar R$ 88 milhões de reais para a inserção de jovens no mercado de trabalho. O pedido foi feito pelo Instituto Solidário Estudantil Empreendedor Individual (Iseei), presidido por Mafra Meris de Carvalho, alvo da Operação Bartimeu.
A investigação policial foi deflagrada um mês depois da aprovação na CLP e investiga outra entidade dirigida por Mafra, a Associação dos Jovens Aprendizes com Deficiência Visual (Ajacdevi).
Segundo a Polícia Federal, há indícios de desvios de ao menos 400 mil reais em convênios firmados com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Os contratos somados chegam a 1,5 milhão de reais.
O projeto da emenda foi apresentado ao então presidente da comissão, deputado Waldenor Pereira, do PT da Bahia, em 3 de novembro do ano passado. Ele assumiu a relatoria da proposta. O dinheiro custearia a inserção de 35.200 jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, ao custo de 2,5 mil reais cada um. (O Bastidor)
Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo