As mudanças nas Petrobrás estão na pauta na câmara para serem debatidas hoje na sessão que foi agendada para à s 17 horas. A Câmara dos Deputados vai debater propostas que visem mudar, na legislação, a polÃtica de preços na Petrobras. Uma, com 21 matérias na pauta. Porém, durante a tarde, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), tem reunião com os lÃderes partidários para tratar da questão dos combustÃveis. Uma das sugestões é a taxação sobre os lucros da companhia.
Lira anuncia as medidas desde sexta-feira (17), quando a companhia fixou novos preços nas refinarias para o óleo diesel e a gasolina. Na opinião do parlamentar alagoano, a estatal foi na direção contrária do Congresso Nacional, que aprovou mudança no ICMS justamente para reduzir os custos dos combustÃveis para o consumidor final. “Isso faz com que tenhamos que tomar medidas mais duras contra a Petrobrasâ€, disse Lira, em entrevista à Globo News.
Uma das reivindicações do parlamentar já foi efetivada. Em meio à s crÃticas recebidas, o presidente demissionário da Petrobras, José Mauro Coelho, entregou a carta de renúncia. Ele deve ser substituÃdo por Caio Paes de Andrade, indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Foto: Michel Jesus/ Agência Câmara