sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BOLSONARO JÁ FALA EM INSTALAR EM CPI DA PETROBRÁS E DIZ QUE REAJUSTE É INCONCEBÍVEL

Redação - 17/06/2022 14:40 - Atualizado 17/06/2022

O presidente da República, Jair Bolsonaro, criticou mais um reajuste da Petrobrás anunciado hoje ( Veja aqui). Bolsonaro já fala em instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso para investigar a atuação da empresa e investigar o aumento dos preços, chamado por ele de “inconcebível”. “A ideia nossa é propor uma CPI para investigar o presidente da Petrobras, os seus diretores e também o Conselho Administrativo e fiscal. Nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles”, afirmou em entrevista a uma rádio em Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o presidente, a medida já é negociada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), junto a líderes partidários. “É inconcebível se conceder um reajuste, com combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes que a Petrobras está tendo”, seguiu Bolsonaro na entrevista. O chefe do Executivo disse que a CPI é o caminho para “colocar a nu” e dar um “ponto final” no que chamou de “processo irracional” de aumento dos combustíveis. Ele também voltou a atacar os lucros da estatal. “Ninguém consegue entender, algo estúpido, ela lucra seis vezes mais que a média das petrolíferas de todo o mundo. As petroleiras fora do Brasil reduziram sua margem de lucro.”

Bolsonaro disse, ainda, que o presidente da Petrobras e o Conselho da empresa “traíram o povo brasileiro”, ao anunciar o aumento nos preços. Na manhã desta sexta-feira, a Petrobras anunciou que o preço da gasolina será reajustado no sábado, 18, em 5,2%, passando a custa R$ 4,06. Já o litro do diesel subirá 14,2%, para R$ 5,61. O entorno de Bolsonaro teme os impactos do salto dos combustíveis nos planos de reeleição do presidente. Como mostrou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o governo pressiona pela saída imediata do presidente da Petrobras, José Mauro Coelho. (G1)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.