O vereador e líder da Bancada de Oposição, Augusto Vasconcelos (PCdoB), defendeu o Movimento IPTU Justo na sessão ordinária da última terça-feira (7), quando a coordenadora do Movimento, a advogada Linéia Costa, esteve na Tribuna Popular destacando as irregularidades do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na capital baiana.
“Ela trouxe à tona uma pauta importante que nós já temos tratado há vários meses, inclusive com audiências nesta Casa. Fizemos também reunião com a secretária da Fazenda e esperamos que haja dignidade para corrigir as distorções, pois é inaceitável que vizinhos de um mesmo condomínio com imóveis idênticos paguem valores sete vezes mais caro”, disse ele.
Desde 2021, Augusto em parceria com o Movimento IPTU Justo tem realizado diversas ações, incluindo protestos, audiência pública e reuniões, denunciando as distorções presentes no IPTU de Salvador. Durante a sessão, o parlamentar reafirmou o apoio do seu mandato às pautas reivindicadas pelo movimento, a exemplo da necessidade de garantir isonomia tributária.
Denunciando as cobranças indevidas da tributação, Linéia Costa também relembrou a aprovação da revisão da planta genérica de valores, em 2013, que resultou no aumento demasiado do IPTU na cidade e, atualmente, expõe a população à total discrepância de valores.
Foto: Acervo pessoal