quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

CASA DE OGUM EM SALVADOR VIRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Redação - 13/06/2022 15:29

Os filhos e filhas de santo do terreiro Okutá de Ògún, a Casa de Ogum, no Candeal, vestiram as melhores roupas e prepararam o templo para uma cerimônia especial, nesta segunda-feira (13). Com cerca de 200 anos de história o terreiro foi tombado como patrimônio histórico de Salvador, pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O evento contou com a presença de autoridades públicas e do cantor e compositor Carlinhos Brown.

“Me sinto honrada de chegar a esta idade ainda à frente desse espaço tão valioso para todos nós. Tenho a felicidade de participar de um momento ímpar com a lucidez garantida por Deus e os orixás”, afirmou a matriarca.

O processo de tombamento começou em 2019. A cerimônia teve cânticos e orações, e um dos momentos mais emocionantes foi quando a Mãe Didi, a matriarca da casa que vai completar 103 anos no dia 24 de junho, segurou a certidão de tombamento nas mãos e observou com a atenção as palavras ali escritas.

Na prática, o tombamento significa a preservação da história do bem ou tradição que está sendo tombado. O prefeito Bruno Reis disse que o objetivo é salvaguardar as riquezas materiais, imateriais e arquitetônicas da cidade e contou quais são os critérios levados em consideração para selecionar os terreiros que serão contemplados.

 

 

foto Betto Jr

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.