Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), órgão que monitora as condições do tempo no Estado de Santa Catarina, os termômetros podem marcar -6°C na Serra catarinense neste sábado (11). Evento é decorrente de uma massa de ar de origem polar.
Segundo o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins, as temperaturas já começaram a cair no fim da tarde de sexta-feira (10) na Serra. Ventos de até 80 km/h, que intensificam a sensação de frio, também foram registrados no estado. Segundo a Defesa Civil estadual, o amanhecer de sábado deve ter geada ampla, sobretudo nas áreas acima de 700 metros, com risco moderado de ocorrências em relação ao frio. O cenário se repete no domingo (12).
“A convergência dos ventos vindos da massa de ar frio com o ciclone em alto mar favorece ventos de sudoeste/sul”, escreveu o órgão, em nota publicada na sexta (10). Apesar do frio, segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri, não há condições meteorológicas de formação de neve. Isso porque a massa de ar seco deixa o tempo estável durante todo o final de semana.
Temperaturas previstas
Foto: divulgação