sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

LEI ELEITORAL PODE IMPEDIR COMPENSAÇÃO À ESTADOS NO CASO DOS COMBUSTÍVEIS

Redação - 10/06/2022 08:54

Segundo informações são do jornal O Estado de S. Paulo. A lei eleitoral veda transferência voluntária de recursos da União para os Estados nos três meses que antecedem a campanha. Por isso,os planos do governo de compensar os Estados para conseguir baixar os impostos sobre os combustíveis podem não acontecer

De acordo com a publicação, especialistas apontam que o repasse “massivo” de recursos às vésperas da eleição poderia ser interpretado como uma medida “casuística” para favorecer um candidato, no caso o atual presidente da República. Há quem pondere, contudo, que é preciso avaliar como as benesses relacionadas aos combustíveis serão usadas por Bolsonaro na campanha para avaliar se há abuso do poder político.

Segundo o pacote  proposto pelo governo, fica estabelecido alíquota máxima de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte e telecomunicações, e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para autorizar os Estados a zerarem o ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha até o fim do ano, além de reduzirem a 12% a alíquota do etanol. A redução adicional ao teto estabelecido seria compensada pela União aos Estados, em um repasse de R$ 29,6 bilhões, dividido em cinco parcelas. Bolsonaro ainda se comprometeu a zerar os impostos federais sobre gasolina e etanol em 2022.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.