sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BAHIA: RECONHECIMENTO DE ASSINATURAS PASSA A SER DIGITAL NOS CARTÓRIOS

admin - 08/06/2022 16:17 - Atualizado 08/06/2022

Desde a última terça-feira (7) o reconhecimento de assinaturas pode ser feito digitalmente em Cartórios de Notas da Bahia. A novidade permite ao cidadão encaminhar digitalmente um documento para o Tabelionato – pela plataforma (clique aqui), assina-lo eletronicamente, ter a sua assinatura reconhecida pelo tabelião e, em seguida, remeter o documento digital para os destinatários finais.

O lançamento completa a migração total dos atos notariais para o meio eletrônico, iniciada em maio de 2020 com a publicação do Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que já permite a prática de diversos serviços de forma online pela plataforma e-Notariado, como as escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, entre outras, além de atos como procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos, que já totalizam mais de 23 mil atos digitais em todo o estado.

“Esse lançamento é um marco para os Tabelionatos de Notas de toda Bahia. Assim conseguimos facilitar os serviços para os cidadãos, que agora podem escolher em fazer o reconhecimento de assinaturas presencialmente ou por meio da plataforma e-Notariado. Além de poder escolher qual a modalidade, os usuários também podem fazer o ato de onde estiverem sem qualquer burocracia, mas com a mesma autenticidade”, destaca Giovani Gianellini, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA).

Para realizar o reconhecimento de assinatura de forma eletrônica, o usuário deverá possuir um certificado digital notarizado – que pode ser emitido gratuitamente pela plataforma, procedimento no qual o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado, que terá validade de três anos.

 

Foto: Agência Brasil

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.