sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

FESTIVAL RUMPILEZZ CELEBRA LEGADO DE LETIERES LEITE

Redação - 06/06/2022 10:12

Passados aproximadamente oito meses desde a morte do maestro Letieres Leite (1959-2021), é hora de perceber o legado que ele deixou para a música e, especialmente, para aqueles que trabalharam com ele. E esse legado começará a ser apresentado ao público nesta semana, durante o Festival Rumpilezz II – Honra ao Rei, que homenageia o mestre a partir de hoje, até sexta-feira, com show ao vivo e programação on-line gratuita, transmitida pelo canal do Instituto Rumpilezz no YouTube (/rumpilezz).

Na quinta-feira, às 20h, o público poderá ir ao Tributo a Letieres Leite, no Teatro Castro Alves, que terá a participação de três projetos criados pelo maestro: Coletivo Rumpilezzinho, Letieres Leite Quinteto e Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. As cantoras Margareth Menezes e Nara Couto vão fazer participações especiais.

A escolha das atrações e a programação do Festival foi escolhida por um conselho curador, formado pelo historiador, educador e músico Fabrício Mota, pela professora doutora Denise Carrascosa e pela historiadora e professora Anne Rodrigues.

Segundo Fabrício, o Festival não poderia se limitar a apresentações artísticas porque o grande objetivo da vida de Letieres era, mais que ser artista da música, ser um “educador da música”. “O que mudou a vida dele foi a dedicação ao ensina da música. A missão dele não era simplesmente tocar, mas entender a origem das matrizes sonoras. E um dos principais focos dele era associar a produção musical à cultura afrobrasileira”, afirma Fabrício Mota.

Foto: Instagram- @arjones

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.