O Twitter foi condenado pela justiça americana a pagar multa de US$ 150 milhões (cerca de R$ 715). O motivo foi o uso indevido dos dados dos usuários da plataforma. A suspeita é que a rede social tenha compartilhado o número de telefone de usuários a anunciantes entre maio de 2013 e setembro de 2019.
A plataforma é acusada de coletar os números de telefone dos usuários alegando ser para proteger a conta. “Enquanto o Twitter dizia que coletava endereços de telefone e de celular para proteger suas contas, a plataforma falhou em especificar que também usou os contatos dos usuários para ajudar anunciantes a atingir o público”, diz trecho da ação.
Em nota, o setor de privacidade da plataforma afirmou que as atualizações operacionais foram alinhadas para proteger os usuários. Além da multa, a rede social foi condenada a adotar medidas como avaliação periódica de seu programa de privacidade e informar a todos que se cadastraram antes de 2019 sobre o acordo e as opções de proteção de privacidade.
Foto: divulgação