O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou, nesta sexta-feira (27), que o Brasil tem 38 dias de estoque de importação de óleo diesel S10. “Se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o país por 38 dias”, afirmou em nota. O volume indica avanço de 26,7% desde o último monitoramento do ministério, que antes estimava 30 dias de autonomia.
Hoje, o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, enviou um ofício à Agência Nacional do Petróleo (ANP) indicando o “elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”. O Ministério afirma que por conta da situação do mercado global de óleo diesel e os possíveis impactos para o país instituiu, no último dia 10 de março, o “Comitê Setorial de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis”, de caráter executivo.
“O Ministério de Minas e Energia segue atento aos movimentos do mercado doméstico e internacional, mantendo o monitoramento de forma intensa e constante para adotar medidas tempestivas em conjunto com os demais órgãos governamentais nas esferas das suas respectivas competências, conforme a evolução do cenário”, alertou.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil