Salvador está entre as capitais brasileiras com a menor proporção de pessoas com mais de 18 anos declaradamente homossexuais ou bissexuais. A informação é de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (25).
Apenas 1,5% dos habitantes de Salvador se declararam homossexuais ou bissexuais, representando 35 mil habitantes. O número parece subestimado e indica ainda certo preconceito com relação a autodeclaração da orientação sexual.
As capitais com maior proporção de pessoas que se identificaram como homossexuais ou bissexuais são Porto Alegre (5,1%), Natal, (4,0%) e Macapá (3,9%).
Na Bahia, por exemplo, o percentual foi maior e 1,8% dos baianos se autodeclararam homossexuais ou bissexuais, média semelhante à do Brasil.
Em números absolutos, embora seja a 4ª capital com maior número total de pessoas de 18 anos ou mais de idade (2,287 milhões), Salvador tem apenas a 8ª maior população autoidentificada.
Entre os Estados a proporção é:
Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas aparecem com 2,3% da população adulta, Distrito Federal (2,9%), Amapá (2,8%) e Bahia empata com Alagoas e Rio Grande do Norte, com a 6ª maior proporção de homossexuais ou bissexuais (1,8%). Por outro lado, Tocantins (0,6%) e Pernambuco (1,0%) registraram os menores percentuais. Em seguida vinham Goiás e Ceará (com 1,2% cada um).
Foto: iStock/Getty Images