sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

ESTUDANTES DO INSTITUTO DE CEGOS VIVEM EXPERIÊNCIA SENSORIAL

Redação - 20/05/2022 14:00 - Atualizado 20/05/2022

Para quem não percebe o mundo com o olhar, é o toque das mãos que garante a formação de imagens na consciência. “Incrível e emocionante. Todas as formas estão gravadas na minha memória, mas gostei mais da que tem brilho, porque sou uma pessoa que adora brilho”, descreveu Manu Dourado, 14, ao sair de uma exposição de escultura.

Manu é cega desde que nasceu, mas o diagnóstico só veio aos 3 anos de idade, pois os médicos atestavam que a menina enxergava perfeitamente. Seu problema não é nos olhos, é no nervo que leva a mensagem da visão para o cérebro. Caso raro, que a levou até a China para um tratamento experimental que não deu certo.

Antes, sua relação com o tato e as texturas não era amigável. Foi só depois que ela passou a ter aulas no Instituto de Cegos da Bahia (ICB) que isso mudou. Nesta quinta-feira (19), Manu e outros cinco estudantes do ICB, vivenciaram uma experiência sensorial na exposição ‘As Bacantes’, do artista plástico soteropolitano Israel Kislansky, no Palacete das Artes.

Momentos como esse fazem mais do que amplificar a percepção do que está ao redor, diz Consuelo Alban, do ICB, que acompanhou a visita: “Na falta de algum sentido os outros são aguçados, então essa experiência com a arte e com a cultura é importantíssima para o desenvolvimento dos sentidos, da autoestima e da autonomia”, explicou a assessora de captação de recursos, marketing e comunicação.

O projeto que garantiu o momento é iniciativa de Kislansky. Com curadoria de Heloisa Helena Costa, a mostra exibe 52 esculturas – 35 em bronze, 15 em cerâmica e duas em gesso -; além de 23 pinturas sobre papel, realizadas especialmente para a exposição, que apresenta as formas femininas.

Além da visita pela exposição, que foi guiada pelo artista, os jovens, adultos e crianças do ICB participaram também de uma vivência com a produção de esculturas em cerâmica e fundição artística, técnicas utilizadas pelo escultor.

Kislansky e os estudantes do ICB no Palacete das Artes

 

 

(Foto: Paula Fróes/CORREIO)

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.