O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participará da 75ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), que acontecerá de 22 a 28 de maio, em Genebra, na Suíça. O evento da Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne ministros de países-membros para debater temas como estratégias de combate a doenças e respostas às emergências de saúde pública.
Na sessão deste ano, cujo tema será “Saúde pela Paz, Paz pela Saúde”, será nomeado o próximo Diretor-Geral da OMS. Estão previstas também discussões em torno do novo tratado sobre pandemias e o fortalecimento do Regulamento Sanitário Internacional.
No evento haverá discussões sobre estratégias globais de segurança alimentar, saúde bucal e pesquisa e inovação em tuberculose. Antes da assembleia, a OMS publicará, nesta sexta-feira (20), uma compilação anual de estatísticas de saúde para os 194 estados membros da OMS. O Relatório de Resultados 2020-2021, também publicado antes da AMS, resume as realizações e os desafios da Organização na implementação do orçamento-programa. Os dois documentos devem subsidiar as discussões previstas no encontro.
O evento é aberto a países membros, observadores, representantes convidados da ONU e outras organizações intergovernamentais participantes e atores não estatais. Os delegados da assembléia, as agências parceiras, os representantes da sociedade civil e especialista da OMS também discutirão prioridades para a saúde pública em uma série de mesas redondas estratégicas.
Fonte: R7
Foto: SERGIO LIMA/AFP