quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

ITACARÉ: CAMINHADA MARCA LUTA CONTRA O ABUSO DE CRIANÇAS

admin - 19/05/2022 07:49

Envolver toda a comunidade de Itacaré na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e orientar para que denuncie esses crimes. Esse foi o objetivo da caminhada pelas ruas de Itacaré realizada na manhã desta quarta-feira, promovida pela Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Educação e em parceria com o Conselho Tutelar. O evento marcou as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, falou da importância dessas ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e da necessidade de todos estarem juntos, vigilantes, protegendo a população e denunciando os crimes. A caminhada fez parte das atividades do Programa Maio Laranja, que esse ano tem como tema “Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater”.

Como parte do Maio Laranja, foi realizada durante todo este mês uma campanha de orientação da população, da sede, distritos e zona rural, para que todos denunciem os abusos. As denúncias podem ser feitas através do serviço Disque 100, que é gratuito, ininterrupto e sigiloso. Entre os temas abordados durante o Maio Laranja estão um balanço das denúncias e subnotificações de casos de abuso e de exploração sexual, o apoio da rede de ensino e dos professores nesta luta, a implantação de centros integrados de atendimento às crianças vítimas de violência e as ações de combate aos abusos na internet, dentre outras ações.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Novaes, explica que a violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. Daí a importância de todos denunciarem para evitar que esses crimes aconteçam ou fiquem impunes.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.