O Museu do Mar Aleixo Belov concederá meia entrada (R$ 10) para todos os baianos e turistas que visitarem o equipamento cultural, entre os dias 17 e 22 deste mês, para festejar a 20ª Semana Nacional de Museus. O espaço preparou uma programação especial com diversas palestras.
A museóloga Etiennette Bosetto destaca que as atividades serão uma oportunidade para a população conhecer mais sobre a história do velejador Aleixo Belov, 79 anos, e também sobre a importância de preservar o meio ambiente. “O Museu do Mar é uma instituição que tem a responsabilidade de promover a educação social e ambiental. Por conta disso, foram pensadas diversas palestras que possam orientar os frequentadores sobre a necessidade de conservação da natureza. Além disso, os visitantes poderão conhecer de perto o acervo acumulado nas seis viagens pelo mundo feitas por Belov, que atualmente está em um novo desafio rumo ao Oceano Ártico”, informa.
Serão realizadas oficinas sobre compostagem e de mosaico reciclado. Essas atividades serão desenvolvidas nos dias 19 e 20, respectivamente, na Fundação Aleixo Belov, que fica próxima ao Museu do Mar, na rua Direita de Santo Antônio, 368, no Santo Antônio Além do Carmo.
No dia 18, Etiennette será a palestrante do encontro sobre “Os museus: instrumentos de educação e formação de cidadãos”. O bate-papo será realizado às 16h. As outras duas palestras serão realizadas no dia 21, às 14h, sobre “Como proteger nossa fauna e flora” e no dia 22, também às 14h, sobre “Iniciativas voluntárias que atuam na preservação ambiental”. A primeira será conduzida por uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental Guarda Civil Municipal de Salvador (Gepa) e a segunda, pela equipe Fundo da Folia, que atua no Parque Marinho da Barra.
FOTO: José Carlos Almeida