sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

OBRA É EMBARGADA NA VILA DOS COREANOS, NO OESTE DA BAHIA, APÓS CINCO CRIANÇAS SEREM ENCONTRADAS MORTAS EM VALA

Redação - 13/05/2022 13:00 - Atualizado 13/05/2022

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência Social embargaram uma obra na Vila dos Coreanos, em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, após cinco crianças serem encontradas mortas em uma vala. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA).

Os auditores fiscais foram até o local do ocorrido no início desta semana e realizaram uma inspeção, conforme pedido do MPT-BA. Um inquérito foi aberto pelo órgão para investigar o caso, que apura três possibilidades para a morte das crianças. A propriedade pertence ao grupo Doalnara, especializado na produção de alimentos orgânicos. O negócio está localizado em uma fazenda chamada de Oásis, conhecida como Vila dos Coreanos. A obra onde aconteceu o acidente, no entanto, é de responsabilidade da Cooperativa Agrícola de Formosa do Rio Preto, que presta serviços no local. O g1 entrou em contato com a empresa, mas não obteve retorno até a última atualização desta notícia.

Relatório de interdição

O MPT-BA havia recomendado o isolamento da área e a suspensão dos trabalhos na Vila dos Coreanos em audiência realizada com advogados da cooperativa, ocorrida na última sexta-feira (6). No relatório apresentado pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência Social ao MPT-BA, o local do acidente foi identificado como uma obra para implantação de fossa séptica nas imediações da vila.

A auditoria fiscal do trabalho ainda aguarda documentos solicitados para concluir o relatório sobre o acidente, que deverá servir como peça-chave para a investigação do órgão. Com a interdição formal da obra, os responsáveis pelo serviço ficaram proibidos de seguir com os trabalhos e deverão providenciar o isolamento completo da área para que não haja mais o risco de trabalhadores ou outras pessoas terem acesso ao local.

Além disso, para que os trabalhos sejam retomados ou, até mesmo, para desistir de fazer o serviço, será necessário comprovar a contratação de técnico especializado que seja responsável pelas medidas de segurança na operação da vala.

Após a morte das cinco crianças, que tinham entre seis e 11 anos, a Embaixada da República da Coreia enviou um ofício para prefeituras de duas cidades baianas, a fim de coletar informações sobre o caso. A equipe da TV Oeste, afiliada da TV Bahia, teve acesso com exclusividade ao documento, no dia 9 de maio. O ofício, enviado no dia 30 de abril, foi direcionado às prefeituras de Formosa do Rio Preto e Barreiras, na mesma região, e pede apoio das autoridades locais nas investigações.

No documento, é citada a Convenção de Viena, que estabelece um tratado entre países para mútua colaboração. Além disso, é informado que dois diplomatas se dirigiram para o local, em busca de mais informações. Eles são identificados como Gun Hwa Kim, ministro e encarregado de negócios, e a cônsul Kyung Mi Nam. Até o momento, não foi informado se os diplomatas estiveram no local.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.