sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA VOLTAM A CRESCER

Redação - 13/05/2022 14:30 - Atualizado 13/05/2022

O novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira, 12, mostra indícios de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) na população adulta em diversos estados ao final do mês de abril, assim como sinalizado na semana anterior.

Os casos de Sars-CoV-2 (Covid-19), apontam interrupção de queda entre as notificações com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios, correspondendo a 37% nas últimas quatro semanas. A contribuição dos casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) segue sendo a maior entre os vírus testados, correspondendo a 41,2% do total de casos de SRAG com resultado laboratorial positivo para vírus respiratório entre os casos das últimas quatro semanas, ainda que esteja fundamentalmente restrito a crianças pequenas.

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressalta que por conta do sinal de possível aumento de casos na população adulta, recomenda-se atenção especial na rede laboratorial em todo o território nacional para identificação adequada de qual(is) vírus está(ão) associados a essa mudança de tendência recente, em particular para diferenciação entre casos de Sars-CoV-2 (Covid-19) e Influenza A (gripe).

“No momento, os casos de Covid-19 seguem sendo a principal causa de SRAG entre os casos com identificação laboratorial na população adulta. A curva nacional de SRAG tem sinal de crescimento nas tendências de longo (últimas 6 semanas) e curto prazo (últimas 3 semanas).  A estimativa é de 5,0 (4,3 – 5,8) mil casos na semana 18”, disse.

 

 

Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.