quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1922

RUI DEVE PEDIR A BRUNO REIS QUE RETIRE DE CIRCULAÇÃO LINHAS DE ÔNIBUS QUE FAZEM O MESMO CAMINHO DO METRÔ

Redação - 11/05/2022 14:34 - Atualizado 11/05/2022

A polêmica questão do sistema de transporte de Salvador continua. O governo Rui Costa (PT)deve pedir em breve que a prefeitura de Salvador faça um realinhamento da frota de ônibus para retirar de circulação os ônibus que fazem a mesma linha que o metrô. Em contrapartida ele conversa sobre reduzir a alíquota do diesel. O prefeito Bruno Reis (UNIÃO) tem criticado a gestão estadual por não baixar o imposto, e tem dito que, se a medida não for tomada, haverá um colapso do sistema de transporte público.

Hoje existem 81 linhas de ônibus que concorrem com o metrô, e tem criado um déficit financeiro ao sistema metroviário. Segundo eles, a administração municipal tem deixado também de criar linhas alimentadoras que facilitem o acesso ao equipamento e ampliem o fluxo de passageiros. Se a prefeitura acatar a demanda do governo, a gestão estadual tem prometido que  reduzirá a alíquota em 12 %, chegando a 5%,  já que hoje a alíquota é de 17%, o que significa uma redução de 80% na carga tributária para o setor.

Na última segunda-feira (9), o prefeito Bruno Reis voltou a cobrar a redução do ICMS do diesel para o transporte público. De acordo com ele, a Bahia é “praticamente o único estado que não dá isenção” do tributo para o setor. “Então tem que ser feito um esforço de todos. A prefeitura já faz isso com o ISS, todas as taxas, por último nos acordos que fizemos, abrindo mão das outorgas”, disse ele.

Para tentar não subir o preço da passagem dos ônibus, Bruno Reis disse, nesta semana, que estuda fornecer combustíveis para as empresas. Nesta quarta-feira (11), o prefeito foi a Brasília para pressionar os parlamentares a aprovar o subsídio federal para o transporte público.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.