quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

CHEGA À PERIFERIA DE SALVADOR FESTIVAL DO TEATRO BRASILEIRO

Redação - 11/05/2022 16:51

Nas próximas semanas, começando a partir desta sexta-feira (13) os bairros de Cajazeiras Coutos e Valéria vão ter 19 dias de intenso contato as artes cênicas. Os eventos Boca de Brasa, Subúrbio 360 e CEU Valeria, localizados respectivamente nessas áreas, vão receber a maior parte da programação da 21ª edição do Festival do Teatro Brasileiro. Outra parcela das atrações estará nos palcos dos teatros Vila Velha e Gregório de Matos, no centro da cidade.

Serão realizadas oficinas, residência, ações educativas, encontros entre artistas, intercâmbio entre universidades e rodada de negócios. Grupos teatrais do Distrito Federal também estarão em Salvador para apresentar seus espetáculos. Serão oito montagens exibidas em 16 sessões.

Logo após as apresentações dos espetáculos, aconteceram bate-papos com elenco e equipe, além de ações educativas para alunos da rede pública. Os encontros entre artistas baianos e do DF vai promover um intercâmbio entre os dois grupos. Nas rodadas de negócios com a participação de representantes de festivais de artes cênicas do estado, poderão ser fechados acordos comerciais que vão permitir a circulação de espetáculos na Bahia e no DF.

A primeira montagem exibida será Depois do Silêncio, nesta sexta-feira, às 19h no Subúrbio 360, em Coutos. Este espetáculo de dança é baseado em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a árdua tarefa de ensinar Libras tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.

Logo depois, será a vez do Silêncio é encenado pela companhia Os Buriti, fundada pela atriz, dançarina e diretora Eliana Carneiro.

Também serão apresentados os espetáculos 2 Mundos; Os Beatniks em A Gaivota; Afeto; Bubuia; Encerramento do Amor; Iara e O Circo dos Irmãos Saúde. Além disso, a Residência Artística Teatro para Bebês e as Oficinas Teatro de Sombras e de Improvisação Irmãos Saúde vão apresentar seus resultados depois do período de experiência em Salvador.

Confira a programação dos espetáculos entre os dias 13 à 16 de maio.

Dia 13/05, às 19h – “Depois do Silêncio” –  Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360

Dia 14/05, às 16h – “2 Mundos” – Espaço Boca de Brasa Cajazeiras

Dia 14/05, às 21h – “Encerramento do Amor” – Espaço Boca de Brasa Cajazeiras

Dia 15/05, às 17h – “Depois do Silêncio” –  Teatro Vila Velha

Dia 15/05, às 19h – “Encerramento do Amor”– Teatro Gregório de Mattos

Dia 16/05, às 14h30 – “Iara – O Encanto das Águas” –  Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360  (para alunos da Rede Pública de ensino).

 

 

 

 

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.