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VENDAS DO VAREJO BAIANO RECUAM DE FEVEREIRO PARA MARÇO, DIZ IBGE

Redação - 10/05/2022 13:00 - Atualizado 10/05/2022

Em março de 2022, as vendas do comércio varejista na Bahia recuaram frente ao mês anterior (-1,2%), após terem registrado dois crescimentos seguidos nessa comparação, que não leva em conta influências sazonais (3,6% de dezembro/21 para janeiro e 3,1% de janeiro para fevereiro). Com esse resultado negativo, o volume de vendas na Bahia, em março de 2022, estava ainda mais distante do patamar registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia (-6,1%, frente a –5,0% no mês anterior). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

O desempenho do varejo baiano entre fevereiro e março (-1,2%) foi o 3º pior entre as 27 unidades da Federação, superando apenas os recuos registrados em Amazonas (-3,2%) e Distrito Federal (-1,5%). No Brasil como um todo, as vendas cresceram 1,0%, com altas em 19 estados e estabilidade no Pará (0,0%). Os maiores avanços ocorreram em Goiás (3,0%), Roraima (2,8%) e Pernambuco (2,5%).

Já na comparação de março/22 com março/21, o resultado das vendas do varejo na Bahia foi positivo (5,7%), mostrando a primeira alta após sete quedas consecutivas (recuava mensalmente desde agosto/21) e o maior crescimento para um mês de março em dez anos – desde 2012, quando a variação havia sido de 13,7%.

O resultado do comércio no estado foi melhor que o do país como um todo (4,0%), num mês de crescimento disseminado por 24 das 27 unidades da Federação. As maiores altas, nesse confronto, foram verificadas no Ceará (20,4%), Distrito Federal (19,6%) e Amapá (17,9%), enquanto apenas Amazonas (-6,8%), Sergipe (-4,4%) e Rio de Janeiro (-3,5%) mostraram recuos. A Bahia teve o 12º melhor resultado.

Apesar do avanço de março, as vendas do varejo baiano ainda acumulam queda de 1,9% no primeiro trimestre de 2022, frente ao mesmo período do ano passado. O indicador acumulado no ano se manteve negativo pelo quarto mês consecutivo e mostrou a quinta retração mais profunda dentre os estados.

No Brasil como um todo, o varejo acumula aumento de 1,3% nas vendas, nos três primeiros meses de 2022, com 19 das 27 unidades da Federação em alta, lideradas por Amazonas (13,9%), Roraima (12,2%) e Pará (9,4%). No outro extremo, as maiores quedas ocorrem em Sergipe (-6,8%), Pernambuco (-4,5%) e Paraíba (-3,2%). No acumulado nos 12 meses encerrados em março (frente aos 12 meses anteriores), o varejo baiano segue com leve variação negativa (-0,3%). É também um resultado pior que o nacional (1,9%) e o 18º entre os 27 estados. Espírito Santo (7,7%), Pará (7,4%) e Rondônia (7,3%) lideram entre os avanços, enquanto Sergipe (-5,0%), Tocantins (-4,1%), e Paraíba (-3,8%) mostram as quedas mais intensas.

Foto: divulgação

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