sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREVISÃO PARA PRÓXIMOS DIAS É DE MAIS CHUVA, MAS MENOS INTENSA

Redação - 10/05/2022 08:09 - Atualizado 10/05/2022

Entre maio e junho, a tendência é de fortes chuvas na cidade. A previsão para os próximos dias, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), é de mais chuva, mas menos intensa. Ainda assim, o órgão pede cautela e atenção para quem vive em áreas de risco. Entre segunda-feira e às 10h desta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o acumulado de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.

Resquícios de uma frente fria vinda da região Sudeste continuarão a favorecer a formação de áreas de instabilidade em Salvador, hoje, com chances de chuvas de intensidade fracas a moderadas. Há risco de deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamentos de rios.

Até as 17h de segunda-feira, a Codesal recebeu 59 solicitações: dois alagamentos, 15 ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, oito ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, 16 imóveis alagados, um desabamento de imóvel, um desabamento parcial, sete deslizamentos de terra, três infiltrações e três orientações técnicas.

“Fazemos vistorias e, se alguém perceber mudanças no cenário, como escorregamentos de terra, rachaduras em paredes, postes inclinados, entre outras, deve entrar em contato com a Codesal”, orienta o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Os maiores acumulados de chuvas em 24horas, até as 17h de segunda, foram na Base Naval de Aratu (83,4 mm), Itacaranha (76,4mm), Ilha de Maré (73,4mm), São Tomé de Paripe (67,1mm) e Praia Grande (66,6mm).

“Normalmente, os meses de abril, maio e junho, são chuvosos no setor leste do estado, inclusive na capital. A gente pode esperar alguns dias com sol, outros com variação de nuvem, mas o que será mais comum são as chuvas. A previsão é de chuva nesta terça e, a partir de quarta-feira, voltar a ter aquela chuva característica pela manhã e o sol volta durante o dia. Porém, nos próximos dias, vamos voltar a ter chuva”, explica Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.