Seguindo em queda nesta segunda-feira (9), o Bitcoin está sendo negociado abaixo dos 33 mil dólares. Este é o menor preço dos últimos 10 meses, não visto desde julho do ano passado. Com isso, tanto os maiores holders quanto os maiores haters se pronunciaram sobre o assunto. Na equipe dos haters, muitos atacaram Michael Saylor, principalmente pelo fato da MicroStrategy ter pegado empréstimos para comprar Bitcoin a um preço maior do que está hoje.
Como noticiado, tais empréstimos forçarão a empresa a vender parte de seus Bitcoins caso seu preço chegue aos 21 mil dólares. Enquanto isso, o próprio Saylor mostrou-se despreocupado com a queda, postando uma montagem dele mesmo trabalhando no McDonald’s. Já outros famosos investidores, afirmam que este é momento pode ser o melhor para acumular ainda mais satoshis.
Como destaque, iniciamos com o maior hater do Bitcoin, Peter Schiff. Tanto neste domingo (8) quanto nesta segunda-feira (9), Schiff aproveitou para apontar a correlação entre o BTC e o mercado de ações, bem como promover o ouro. “A queda de 6% no fim de semana do Bitcoin foi de fato um indicador importante de fraqueza em outros ativos de risco, já que os futuros do mercado de ações estão sendo negociados em queda de 1%. Quando os investidores descobrirem que os aumentos nas taxas do Fed resultarão em recessão, mas não em uma redução significativa na inflação, o ouro disparará.”
Outro crítico bem conhecido pela comunidade, embora anônimo, aproveitou a queda para criticar Michael Saylor. Em seu tuíte, CryptoWhale zomba da possibilidade da MicroStrategy precisar vender parte de suas moedas caso o preço do Bitcoin continue caindo. “Imagine o quão estranho será para Saylor quando ele enfrentar uma chamada de margem ainda este ano. Ele não poderá mais falar sobre Bitcoin, pois não será um detentor. Ouch.”. Embora Billy Markus, criador da Dogecoin, tenha uma forte ligação com o Bitcoin, curiosamente um de seus últimos tuítes é uma crítica ao uso do BTC como reserva de valor. Curiosamente, nesta semana o fundador da Amazon começou a segui-lo.
“Se você colocasse 100 dólares embaixo do colchão 6 meses atrás, você teria 100 dólares hoje. Se você colocasse 100 dólares em Bitcoin 6 meses atrás, você teria 50 dólares hoje. Reserva de valor / proteção contra inflação.”. Seguindo, Markus afirma que quem comprou BTC em dezembro de 2013, passou quatro anos no vermelho. Para o criador da Doge, isso é apenas questão de sorte.
Há um bom tempo Michael Saylor vem sendo uma das maiores vozes do Bitcoin e a sua empresa, a MicroStrategy, um modelo observado por todos. Afinal, esta é a empresa pública com o maior número de moedas em caixa. Abençoada na alta, agora a MicroStrategy está em uma situação difícil. Desde a última quinta-feira (5), a empresa já perdeu R$ 4,6 bilhões com a forte queda do Bitcoin. Entretanto, seu preço médio ainda a deixa no lucro, e seu CEO não parece tão preocupado.
Foto: divulgação