sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

CERCA DE 55% DAS EMPREENDEDORAS BRASILEIRAS SÃO MÃES

Redação - 08/05/2022 08:06

Se empreender é visto como um passo para conquistar a independência financeira, para muitas mães é, também, encontrar propósito profissional e mais flexibilidade para estar com a família. Mas em um cenário de desequilíbrio das funções de casa entre mulheres e homens, ser uma empreendedora mãe não é exatamente simples. Então neste Dia das Mães, olhamos para quais são as motivações e os desafios que elas enfrentam.

No Brasil, 55% das empreendedoras têm filhos, é o que mostra dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), que buscou traçar os perfis das mulheres que empreendem. Os dados também identificaram que a maternidade é um impulsionador para essas mulheres se dedicarem a iniciar o próprio negócio. Deste total de mães, três em cada 4 abriram suas empresas após a maternidade.

“Os ambientes corporativos ainda não são acolhedores para as mulheres, então elas são empurradas ao empreendedorismo, especialmente as mães com filhos pequenos”, contextualiza Ana Fontes, fundadora do IRME. Ela explica o porquê da busca por flexibilidade ser um destaque entre as motivações das mães. “A gente chama de economia do cuidado, que é o cuidado com os filhos, com a família, com a casa, com os idosos, e que ainda é feita majoritariamente por mulheres. Uma das dificuldades é justamente a falta de equilíbrio entre essas atividades, ou seja, para a maioria das mulheres isso não é dividido, ela é a responsável”, ressalta a fundadora.

A pesquisa do IRME mostra esse desequilíbrio na própria razão de empreender. Para as mulheres, o maior objetivo é a flexibilidade e ter tempo para a família. Já para os homens, os principais motivos elencados são o de ter uma renda extra e desse trabalho ser uma vocação natural.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.