A prefeitura do município de Ilhéus , começou a planejar um processo participativo de revisão do Plano Diretor de Ilhéus, aprovado por meio da Lei Municipal nº 3.265/2006,de acordo com as disposições no art. 40, §3º da Lei Federal nº 10.251/2001 – Estatuto da Cidade, os Planos Diretores Municipais devem ser revistos a cada 10 anos, razão pela qual o Plano Diretor de Ilhéus deve passar por processo de revisão.
Nesses últimos meses o Poder Executivo Municipal tem trabalhado muito nos últimos meses, na organização do processo de revisão do Plano Diretor e garantiu a participação popular durante todas as etapas. O Decreto Municipal nº. 12/2022 contém regras fundamentais do planejamento.
Esse processo processo participativo é uma importante oportunidade para que a sociedade se aproprie da elaboração do PDPI, para estimular o pensamento crítico sobre os desafios do desenvolvimento municipal sustentável e integrado, desenvolvido na força da dinâmica regional.
o processo participativo de revisão do PDPI está estruturado de maneira a contemplar diferentes atividades, formatos e setores, garantindo os espaços de fala, transparência e democratização do conhecimento e considerando as disposições da Lei Federal nº 10.251/2001 – Estatuto da Cidade, as recomendações estabelecidas pelo Conselho das Cidades e as boas práticas concernentes aos processos participativos de elaboração dos Planos Diretores.
Serão realizados fóruns para audiências públicas, oficinas, consultas públicas em físicas e virtuais, reuniões temáticas, além da criação do Espaço Plano Diretor e de um portal eletrônico específico para o acompanhamento do processo de revisão.
FOTO: Reprodução