De malas prontas, 86 estudantes e 7 professores de escolas públicas de todo país embarcam esta semana para um intercâmbio cultural de dez dias em Portugal. Todos eles participam da quinta edição do “Era Uma Vez… Brasil”, projeto que trabalha em escolas municipais brasileiras a História não contada pelos livros tradicionais, dando voz a outras narrativas históricas quase sempre invisibilizadas no país. Os intercambistas passarão dez dias além-mar, refazendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. A viagem acontece nesta quinta-feira (5).
No grupo estão 24 estudantes e 3 professores baianos, de oitavo e nono anos, da rede pública de ensino de Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA). Eles sairão do Aeroporto Internacional de Salvador e encontrarão em Lisboa o restante do grupo, formado por alunos e docentes de outras três cidades brasileiras: Belo Jardim (PE), Lençóis Paulista e Macatuba (SP). Muito além de uma viagem turística internacional, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico iniciado ainda em março de 2020 e retomado no ano passado, depois de interrompido pela pandemia.
Nesse período, quatro etapas deram conta de trabalhar a formação de docentes e alunos com foco no tema do projeto: a colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro.
Em um programa de atividades educativas, artísticas e culturais, o “Era Uma Vez… Brasil” exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.
O projeto contemplou mais de 1.500 estudantes inscritos nesta quinta edição e, para a sua realização, conta com parcerias importantes das Secretarias Municipais de Educação de cada cidade participante e, na Bahia, com o patrocínio de Rodonaves Transportes e Yamana Gold.
Foto: divulgação