sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

SE ELEITO, LULA TEM DOIS NOMES PARA O MINISTÉRIO DA FAZENDA E UM DELES É QUASE BAIANO

Redação - 03/05/2022 08:57 - Atualizado 03/05/2022

Repetindo o que fez em 2002, quando colocou o coordenador do seu programa de governo, Antônio Palloci, na interlocução com empresários e com o mercado financeiro, e depois o transformou em Ministro da Fazenda, Lula está testando nomes que possam fazer o mesmo papel e um deles é quase baiano.  O ex-presidente já afirmou a uma dezena de interlocutores que pretende nomear um político para o Ministério da Fazenda e tem dois nomes que estão sendo enviados para missões na área, segundo informa a jornalista Andrea Jubé do jornal Valor Econômico.

O primeiro deles é o senador Jaques Wagner, conselheiro na coordenação da campanha de Lula,  e que, embora seja carioca, é quase baiano pois toda sua vida política foi feita no Estado.  Lula enviou Wagner como seu emissário para um evento internacional de ampla repercussão junto a setores econômicos.

Wagner que foi ministro das Relações Institucionais, da Casa Civil e da Defesa nos governos Lula representou o ex-presidente Wagner no evento Brazil Conference, em Boston, no dia 9 de abril, na Universidade de Harvard.

No evento, Wagner rechaçou que Lula seja um político de esquerda, e pretenda fazer uma gestão com esse viés. “Lula não é um cara formado dogmaticamente no campo da esquerda. Ele não se formou lendo os livros da esquerda, ele se formou na vida”, observou o petista. “Ele é um cristão, um justiceiro social, se você quiser uma definição”, acrescentou o senador.

O “Galego”, como é afetivamente chamado pelo ex-presidente, já aparece cotado para o Ministério da Fazenda do eventual novo governo petista,

Mas existe outro candidato que como Palloci é médico. Trata-se do  ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) que foi escalado para conversar  com empresários em Washington, em painel organizado pela XP Investimentos, durante a semana de eventos do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Padilha foi convidado para fazer uma palestra sobre a conjuntura política e eleitoral, mas falou mais sobre economia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.