A cidade do Rio de Janeiro está procurando corretoras para viabilizar o aceite criptomoedas no pagamento de IPTU, segundo novas informações divulgadas pelo Estado de São Paulo. Dessa forma, o pagamento de impostos em 2023 já deverá ter a nova opção para contribuintes. Antes disso, em janeiro o prefeito do Rio anunciou que comprará criptomoedas para tesouro da cidade e dar desconto para pagamentos de IPTU pagos em bitcoin. Vale notar que ao falar em pagamentos com criptomoedas, ele pode estar abrindo para mais opções de pagamentos.
Assim, no final de março de 2022, o prefeito Eduardo Paes confirmou que o Rio de Janeiro permitirá pagamento de IPTU com criptomoedas para o próximo anos. A cidade maravilhosa, como é conhecida o Rio de Janeiro, segue construindo seu caminho aliado ao mercado de criptomoedas. Dessa forma, o Estadão compartilhou que esse caminho se intensifica rápido, já com planos sólidos para 2023.
Isso porque, ao aceitar o pagamento do IPTU com criptomoedas, Rio de Janeiro se coloca como a primeira cidade do Brasil a fazer esse movimento. Com a proposta de regulação de criptomoedas avançando recentemente no Senado Federal, essa situação ganharia até respaldo jurídico em breve, segundo parlamentares alegaram ao votar o projeto. E ao aceitar primeiramente para o IPTU, o Rio de Janeiro pretende expandir a sua aceitação de criptomoedas, informou a Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko. Segundo ela, casos de sucesso como os de Ohio (EUA) e Ontário (Canadá) são seguidos de perto pela prefeitura.
Além disso, ela espera que o ecossistema de criptomoedas se desenvolva para esse novo mercado financeiro de moedas digitais. Com relação ao aceite de criptomoedas, o IPTU poderá ser pago não apenas com bitcoin, mas também com altcoins e stablecoins. Andrea detalhou que isso dependerá de como a corretora que fará a conversão das criptomoedas para Real deseja trabalhar. Ou seja, o Rio já procura uma plataforma que fará a intermediação, mostrando que não adicionará criptomoedas ao seu tesouro.
Nos últimos meses, Eduardo Paes chegou a conhecer o CEO da Binance, CZ, da qual deu uma chave da cidade e já declarou que irá colocar um escritório da grande corretora na capital carioca. Ou seja, é possível que essa seja uma das empresas a ajudar a capital carioca em breve. Quando o primeiro anúncio do Rio de Janeiro aceitar criptomoedas para o IPTU foi feito, o Deputado Federal Pedro Paulo (PSD-RJ) estava a frente da Secretária de Fazenda. Procurado pelo Estadão, ele declarou que as criptomoedas irão gerar renda, com empregos especializados e bem remunerados. Ou seja, o clima do governo municipal do Rio de Janeiro é de entusiasmo com a novidade, que segue chamando atenção do mundo todo.
Foto: divulgação